Sonic 18 anos!! Parte I

agosto 30, 2009 at 8:12 pm (Extras) (, , , , , , , , , , , , , )

runsonicproject

Olá a todos, venho aqui hoje começar uma pequena série de posts sobre a historia de Sonic, que este ano atingiu a maior-idade hehehehe, isso mesmo o ouriço azul completou 18 anos de existencia em 2009, e junto com ele uma série de jogos,brinquedos,animes e HQs.

Para a geração não tão nove, Sonic surgiu em 1991, num jogo para Megadrive e Mastersystem, no japão existia também o console GameGear, um console da SEGA que não vingou.Sonic começou como um pseudo-rival ao Mário, e também se tornou o maior ícone de sucesso da SEGA, tornando-se seu mascote também.

Capa do primeiro jogo do aclamado ouriço azul

Capa do primeiro jogo do aclamado ouriço azul

Sua primeira aparição foi no seu próprio jogo, Sonic the Hedgehog, um jogo simples, mas inovador para a época, pois trazia um mundo completamente diferente dos explorados nos jogos da época, sem contar na velocidade que se podia alcançar durente o jogo que dava um ar altamente hardcore ao jogo, isso sem contar na implantação de pequenas animações em 3D durante as fases o que deixava a interação personagem-jogo bem interessante, como também na fase Bonus, onde você tinha visão do Sonic de costas e corria por um tubo para coletar itens especiais.
No quesito história, Sonic the Hedgehog, era simples, correr e destruir os robôs malvados e atingir o final dos estágios na maior velocidade possível, sendo que a cada 2 estágios você encontrava um boss do estágio, onde inimigo era sempre o mesmo,porém em formas diferentes, o vilão Dr. Robotnik. Após destrui-lo uma cápsula caia do seu onde você libertava vários bichinhos, até então de origem e participação desconhecida.

A clássica musica de Green Hill Zone Act 1 e 2

Foi então que em 1992 saiu a continuação do novo sucesso da SEGA, Sonic the Hedgehog 2, que trazia agora um novo personagem, Miles “Tails” Prower, uma raposa de duas caudas que possuia a habilidade de voar, que era aliado de Sonic, além de trazer um novo personagem, o novo jogo trazia dois novos modos de jogo, Time Attack(onde você tentava concluir o estágio no menor tempo possivel) e um modo dois jogadores(onde você podia jogar junto com Sonic, disputando corridas no modo Time Attack).Sem falar na evolução no quesito história onde fora implementado novos assuntos e objetos. 
sonic-the-hedghog-2-1

A história agora começa a seguir uma leve linha de tempo, uma leve evoluida. O mundo havia se tornado um lugar pacífico, porém ao voltar para sua ilha natal Sonic encontra um lugar abandonado, ao investigar um pouco, o herói encontra um bilhete de seu amigo Tails, dizendo que ele foi sequestrado por Dr. Robotnik, e que o preço de sua libertação são as 6 misteriosas Esmeraldas do Caos (Chaos Emerald no original), e assim nosso herói parte em uma nova aventura. Ao concluí-la Tails é libertado e agora ele o seguirá nas aventuras adiante.

Um final feito por um fã, muito bem feita do final de Sonic 2 e que da passagem para a intro de Sonic 3

Após a conclusão de Sonic 2, em 1993 foi lançado um jogo apenas para o japão chamado Sonic the Hegdehog Chaos, um jogo sem muitas mudanças, apenas inimigos novos, e uma continuação do seu antecessor, Sonic 2.
Sonic_the_Hedgehog_Chaos_Coverart

Alem disso também era possível jogar as fases em dois jogadores, um como Sonic e outro como Tails, agora não somente no modo Time Attack como no Story Mode. 
Quanto a história do jogo, após os ocorridos em Sonic 2, Robotnik conseguiu ficar com a Esmeralda do Caos Vermelha, e assim explorar seu poder para construção de armas nucleares, sabendo disso e também de que sua ilha está travada como alvo principal, Sonic e Tails partem em buscas das Esmeraldas do Caos e para a base de Robotnik para impedir seus planos.

Pouco depois, inicio de 1994, foi lançando outro jogo, Sonic Triple Trouble. Agora o jogo trazia evoluções drásticas, como poder escolher entre jogar com Sonic ou Tails, maiores desafios nas fases, como encontrar power rings(aquelas argolas amarelas que se coleta durente os jogos) especiais, e tambem para participar das fases Bônus.Além disso o jogo trazia dois novos personagens, Knucles a Echidna e Fang the Sniper(Nack a Doninha na tradução adotada nos jogos do ocidente).A primeira aparição da Echidna Knucles, que vem aqui como um inimigo.

Sonic_the_Hedgehog_Triple_Trouble_Coverart
A história trata-se novamente dos eventos que se passam logo após Sonic Chaos, após um fracasso no teste de sua nova arma, o Atomic Destroyer.Fazendo com que as Chaos Emeralds se espalhassem por toda a ilha.Prevendo que Sonic e Tails iriam investigar o ocorrido e consequentimente procurar pelas Chaos Emerald, porém são impedidos no caminho por Knucles, o guardião da Chaos Emerald Amarela, fora enganado por Robotnik que não só roubou a Chaos Emerald Amarela como fez o guardião acreditar que Sonic e Tails são os culpados por isso. Enquanto isso o caçador de tesouros Fang the Sniper, toma vantagem do ocorrido para também caçar as Esmeraldas, ele não está ciente do poder delas, apenas sabe que uma jóia do tamanho de um punho fechado vale muito, e assim gerando um triangulo na corrida pelas Chaos Emerald.
Mais tarde a historia de Knucles seria reescrita nos jogos adiante. 

Em 1995 foram lançados também dois jogos exclusivos para o Japão, Sonic Drift, 1 e 2.

Artwork da capa de Sonic Drift 2

Artwork da capa de Sonic Drift 2

Um jogo totalmente novo e com um estilo totalmente diferente dos anteriores,um rival do lançado pela rival Nintendo Mario Kart, Sonic Drift 1 e 2 traziam o estilo de jogo em corrida para a plataforma com os personagens da série de Sonic, e também apresentando Amy Rose, a ouriço apaixonada por Sonic. Sem nenhuma historia especial, apenas correr e vencer as corridas, o jogo era semelhante à Mario Kart. Em Sonic Drift 2 Knucles e Fang voltam a aparecer como competidores das corridas, além de percursos mais dificéis e itens novos.Sem falar que foi o primeiro jogo do GameGear a ser adaptado para os consoles Europeus e Norte Americanos, infelizmente o jogo não chegou a ser divulgado muito e nem ser vendido no Brasil.

Em seguida novos jogos vieram a ser lançados para o Japão, alguns sem sucesso como Sonic Labirynth, onde Sonic teve seus tênis mágicos que lhe davam a super velocidade e agora so lhe resta usar o Spin Attack(o ataque em que ele gira em alta velocidade nos outros jogos) porém o jogo alem de fracasso de vendas possuia uma jogabilidade difícil para os graficos da época, ao tentar implementar comandos em 3D num jogo 2D.Sem falar que todos os jogos após Sonic 2 Chaos, não fazem parte da cronologia histórica dos jogos que sairam depois.Lembrando que alguns desses jogos mais tarde ganharam uma versão ocidental, na coleção de jogos Sonic Adventure DX, disponível para PC e GameCube.

Voltando para a sequencia de conhecimento mundial, Sonic the Hedgehog 3, foi lançado em meados de 1994, e a história do jogo se passa exatamente logo após dos eventos de Sonic the Hedgehog 2. O jogo trás um leve redesenho de sprites, dando melhor definição, como também um estilo de jogo mais especial e com novos recursos, como poder escolher entre jogar o story mode como Sonic ou Tails, sozinho ou em duplas, onde um personagem é controlado pelo computador e outro pelo jogador, ou dois jogadores podem jogar juntos, sendo que o segundo jogador pode agora entrar a qualquer momento durante o jogo bastando conectar o controle na segunda entrada do console, ao contrário de Sonic 2 onde uma vez começado o jogo não era possivel mudar o modo de jogo.Além de novos estágios e também o sistema de “HP” onde quando o jogador leva dano do inimigo ele não perde todas as Power Rings, e sim somente uma pequena quantia baseada em seu numero coletado, e também a forma Super. Foi a primeira aparição OFICIAL de Knucles a Echidna. Embora seja um jogo com muitas invações, infelizmente o jogo era muito grande para caber num cartucho para um video de 36-bit, o que fez com que o jogo atrasa-se seu lançamento, tivesse pequenos defeitos de som, o que felizmente foi corrigido no seu sucessor Sonic & Knucles.Inclusive o diretor de musica e som da SEGA disse na época que Michael Jackson havia sido convidado para gravar a trilha sonora do jogo, mas devidos à escandalos que recairam sobre ele, infelizmente Michael nao pode participar, o que gerou os erros de som e atraso no lançamento do jogo.
160px-Sonic3-box-us-225A história aqui se passa logo após Sonic 2, Robotnik após perder a luta contra Sonic e Tails em Sonic 2, cai numa misteriosa ilha flutuante,fazendo as Chaos Emerald se espalharem por toda a ilha, lá ele se esconde e começa a construir uma nova arma, a Egg Ship, uma enorme construção que funcionará com o poder das Chaos Emeralds.Durante a construção um de seus robôs encontra uma fonte de energia muito poderosa, trata-se da Master Emerald, uma Chaos Emerald gigantesca, sabendo disso Robotnik rouba a esmeralda para sí, porém o que ele não sabia era que a ilha possuía um guardião, Knucles a Echidna, o último sobrevivente de uma civilização antiga que habitou a ilha flutuante a muito tempo. Ao ver que a esmeralda foi roubada Knucles parte em busca do ladrão e no caminho encontra-se com Super Sonic e Tails que foram à caça de Robotnik, ao ve-los Knucles embosca Super Sonic e Tails, roubado-lhe uma de suas Chaos Emerald, fazendo Sonic voltar ao normal e assim as Chaos Emeralds se espalharem por toda a ilha.Agora é corrida contra o tempo, Sonic e Tails prescisam encontrar as Chaos Emerald, conseguir pegar de volta a que Knucles roubou deles e ainda impedir que a Egg Ship seja lançada.

um video muito interessante que mostra a relação de MJ com Sonic.

E então enfim para concluir a primeira parte dessa série de posts, veio a continuação de Sonic 3, o aclamado Sonic & Knucles.Um jogo que contou com recursos em 3D nunca antes vistos em nenhum jogo da série, como também trouxe um ar novo para os fãs de Sonic, isso sem contar que agora Knucles se tornou um personagem jogável, fazendo Tails ser descartado neste jogo, assim como a forma Hyper para Sonic e a Super para Knucles. Mantendo as características do antessessor, Sonic & Knucles vem como último jogo para a plataforma Megadrive.Outra coisa interessante sobre o jogo é que ele possui um adaptador no qual uam vez zerado Sonic 3 você pode jogar com Knuckcles nele.

capa_sonickmd

Nesse jogo a história é a continuação de Sonic 3, após conseguirem recuperar as Chaos Emerald, Sonic atingiu novamente a forma Super e derrotou Robotnik, fazendo com que a Egg Ship caisse novamente em Angel Island, mas a Master Emerald ainda está sobre o domínio de Robotnik, e sem ela a ilha não tem o poder para se manter flutuando, ameaçando sair sobre a ilha natal de Sonic, agora juntos Sonic e Knucles unem forças para recuperar a Master Emerald de Robotnik e evitar que a Angel Island caia sobre Mobius e tentar impedir de uma vez por todas os planos de Robotnik.

o comercial do jogo, muito legal heheheh

Bom essa é a conclusão dessa primeira parte sobre os jogos de Sonic. No proximo post a nova geração de Sonic nos consóles, e a mudança de rumo de sua nova historia e também o surgimento de novos personagens.
Até lá!

Algo curioso pra finalizar é a propaganda de Sonic Drift, que eu achei muito legal confiram.

Anúncios

2 Comentários

  1. Ryu said,

    Woow, muito interessante, e gostei também do vídeo com relação do MJ.

  2. timeage said,

    grande lobo, bem loko o blog, assim que der eu dou um lida nos posts e comento mais, boa sorte e T+

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: